Estima-se que a população global chegou a 7,7 bilhões, em abril de 2019. As Nações Unidas estimam que a população humana chegará até 11,2 bilhões em 2100. via WPPara chegar a essa estimativa é considerado a taxa de fecundidade, que consiste em um número médio de filhos que uma mulher tem ao longo da vida.
Mas que impacto negativo esses números nos revelam? Na verdade o numero crescente da população não é o problema, mas sim o modo de vida delas.
Para atender às necessidades dessa população, recursos são usados de forma avassaladora. Energia é requerida, água é perdida, florestas são destruídas.
Na tabela abaixo podemos ter uma ideia do que esses números realmente mostram.
Essa tabela mostra países e regiões, população em milhões, pegada per capita, biocapacidade per capita e o superávit ou déficit. A pegada per capita é o tamanho em área que uma pessoa consome de recurso. A biocapacidade é o tamanho em área que uma pessoa ajuda. ( nas colunas 3 e 4 cada 1,00 da tabela equivale a 1 hectare)
O que é interessante nessa tabela é que, o problema não estar no numero da população e sim no modo de vida delas. Se observamos os países de baixa renda isso fica bem claro.
No site Pegada Ecológica é possível calcular sua pegada ecológica. Eu fiz a minha, veja abaixo o resultado.
Pegada Ecológica |