Em 2017, 82% da riqueza mundial ficaram nas mãos do 1% mais rico (fonte)Relatório da ONG britânica Oxfam de 2017 intitulado "Uma economia para os 99%", revela o que podemos chamar de obsceno, a diferença econômica de ricos e pobres no mundo. Diferença essa, que estar em constante aumento. Onde oito dos mais ricos do mundo entre eles Bill Gates criador da Microsoft e Mark Zuckerberg criador da rede social Facebook, tem a mesma riqueza que a metade mais pobre do planeta, ou seja, esses 8 mais ricos concentram juntos o mesmo patrimônio que os três bilhões e seiscentos milhões mais pobres do mundo.
O relatório além de mostrar esses dados, ele também traz ideias para solucionar o problema, uma delas é, governos mais responsáveis que criem mecanismos mais justos de tributações, e empresas mais sociais que valorizem o meio ambiente e os direitos humanos.
O relatório também aponta a incompatibilidade do crescimento econômico pelo impulsionamento do uso dos combustíveis fósseis que não prioriza as necessidades da maioria. Que gera poluição, contribuindo para as mudanças climáticas que afeta de forma mais severa os mais pobres do planeta.
Veja aqui mais dados sobre o Relatório da Oxfam
Baixe aqui o relatório completo da Oxfam "Uma economia para os 99%"