quinta-feira, 24 de setembro de 2020

2020 - Um olhar além da pandemia

Entre 1346 a 1353 a Europa é aterrorizada. Uma pandemia mata um terço da população do continente. As péssimas condições de higiene junto a falta de conhecimento médico e científicos, favoreceram a disseminação da doença entre as pessoas. Essa foi a pandemia do século 14, conhecida como Peste Negra.

Sete séculos depois, em uma quarta-feira 11 de março de 2020, a Organização mundial da Saúde (OMS) declara pandemia de Covid-19, a doença provocada pelo novo Coronavírus.

Rapidamente a Europa é tomada por uma onda, de casos da doença e muita morte. No mundo os casos aumentam com velocidade.

Governos precisam tomar decisões difíceis e necessárias para conter a onda de contaminação e os números de mortos.

No momento em que faço esse texto, 22/09/2020, o total de casos de covid-19 no mundo passa de 31 milhões de infectados e quase um milhão de mortes.  No Brasil já são mais de 4 milhões de infectados e mais de 137 mil mortes. (Números atualizados AQUI)

Os números são assustadores. E fica a pergunta: porque não são menores? Não é difícil encontra várias respostas, mas o resumo de todas é a triste realidade que se mostrou explicita: A ciência não é valorizada.

Além disso, e agravando ainda mais a situação, Todas as pesquisas feitas apontam o que já é notório, que são as desigualdades sociais.

Os negros são os que têm maior risco de contrair e apresentar casos graves de covid-19.  As duas formas de evita o contágio são a higiene básica e o isolamento social (lavar as mãos com água e sabão e ficar em casa evitando aglomeração).

Mas como se isolar em favelas, como ficar em casa se não tem uma, como ficar em casa se existe apenas um cômodo, para 4 ou 5 pessoas. Como sobreviver em um local sem saneamento básico? Sem água?

Se formos observar as comunidades onde seus moradores são em sua totalidade negros, veremos que as condições para evitar o contágio não existe, não tem como existir.

Esse triste cenário colabora para o aumento de mortes pelo covid-19. Infelizmente a população afrodescendente, são fragilizados pela falta de higiene básica, alimentação e condições apropriadas de moradia.

É... 2020 não para por aí, a crise ambiental global se intensifica. Os recursos naturais da terra são devorados por grandes indústrias a fim de sustentar o consumo cada vez mais crescente do homem. Gerando um desequilíbrio ambiental que pode deixar dúvidas sobre a própria existência da humanidade.

Um futuro incerto se apresenta, um novo mundo. Com recursos naturais escassos onde uma minoria detentora das riquezas existentes sobrevivera insolados dos restantes. Que ficaram à mercê em um mundo destruído pela crise ambiental.

Esse futuro incerto pode tomar um caminho diferente, temos potencial para reverter os problemas ambientas. Podemos prevenir futuras pandemias. Só precisamos ouvir os especialistas, a sabedoria dos povos milenares a ciência.

Escolher representantes comprometidos, apoiar empresas responsáveis e tomar atitudes transformadoras. É obrigação nossa.

São tempos sombrios, mas temos esperanças vivas porque estamos presenciando a importância de profissionais de cada área, que se ariscam todos os dias para salva vidas. Universidades de todo mundo que se esforçam para fazer da melhor forma possível seu papel. Muitas estão envolvidas em pesquisas para criação de uma vacina. Outras estão trabalhando em ações contra a pandemia, a crise ambiental, a crise sanitária e o mais importante combatendo com todas as forças, a desinformação.

Referência:

PESTE Bubônica: 5 pontos para entender o que é a doença. [S. l.], 6 jul. 2020. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/07/peste-bubonica-5-pontos-para-entender-o-que-e-doenca.html. Acesso em: 20 set. 2020.

ORGANIZAÇÃO Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus. [S. l.], 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 20 set. 2020.

SANEAMENTO Básico: Um Drama Brasileiro. [S. l.], 10 ago. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Csflt1q5y4g. Acesso em: 20 set. 2020.

HTTPS://PIXABAY.COM/. [S. l.s. n.], [21-?]. Fotos, Vídeos. Disponível em: https://pixabay.com/. Acesso em: 20 set. 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário