É notório que grande parte da população mundial acredita que nos seres humanos somos em uma grande medida responsáveis pelo aquecimento global. Mas, e se isso não for da forma que é colocado por grandes mídias, governos, instituições, empresas e ONGs ambientais. E na verdade o homem não provoca o aquecimento global e isso tudo é só uma grande mentira, ou na melhor das hipóteses, um grande equívoco.
É o que cientistas, economistas, políticos, professores e céticos
defendem. Eles acreditam que a terra tem variações de temperaturas que são
comuns, afirmando que a temperatura da terra já foi maior em tempos em que o
homem não causava tanta poluição.
Um ponto a se destacar sobre os negacionistas é que eles não
negam os impactos ambientais que o homem causa ao meio ambiente. Eles acreditam
que o homem é responsável por muitos problemas ambientais, mas que esses
impactos não são responsáveis pelo aquecimento global. Concluindo que o
aquecimento é uma flutuação natural da terra.
Segundo um dos grandes negacionistas brasileiro o pesquisador e professor de geografia e meteorologista brasileiro da (USP) Ricardo Augusto Felício...
"[...] historicamente no planeta houve períodos cíclicos quentes e frios, e que hoje se vive em um período inter-glacial quente. Porém, ameno, pois, segundo alega, houve períodos em que a temperatura global chegou a 10º acima da média atual e não chegou a representar ameaça a humanidade. Ainda nesse raciocínio, afirma que no último século os anos mais quentes transcorreram nas décadas de 1930 e 1940, e no fim do século XX a temperatura ficou abaixo desses auges. Por fim, considera que hoje a Terra está a entrar em uma fase do ciclo climático em que as temperaturas médias serão mais baixas." ref. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Fel%C3%ADcio
O fato é que na visão dos negacionistas a publicidade que
tem o tema do aquecimento global é exagerada e carregada de interesses obscuros.
Em vazamento de e-mails vazados em 19/11/2009 da CRU (Climate Research Unit) por hackers, gerou um escândalo que foi conhecido por “Climategate”, nesses e-mails vazados foi encontrada frase como: “E se eles descobrirem que a mudança climática é uma flutuação natural? Eles vão matar todos nós “. Mas o grande ponto nesse vazamento seria a confirmação de que o homem não é responsável pela mudança climática.
Dar para notar que ser um negacionista do aquecimento global não é uma tarefa fácil, levando em consideração os grandes números de pesquisas e artigos que afirmam de forma contundente a ação do homem nas mudanças climáticas e em consequência o aquecimento global. Mas é valido questionar toda essa campanha criada para culpar os ser humano pelos efeitos climáticos que sim, podem ser inevitáveis.
*Antes que pense que sou um negacionista, gostaria de esclarecer que essa foi uma atividade proposta em sala de aula. Onde foi criado 3 grupos:
Grupo 1: Ambientalistas: aqueles que advogam a favor do aquecimento global (crise ambiental + Antropoceno).
Grupo 2: Indecisos: um grupo disposto a ouvir, promover o debate analisando os argumentos dos grupos e 1 e 3 e formulando uma conclusão.
Grupo 3: Antagônicos do ambientalismo (negacionistas): aqueles que são céticos e colocam-se o aquecimento global.
Foi muito proveitoso se colocar numa posição contraria, o entendimento do tema se expandiu.
Referências:
ESPECIALISTA contesta aquecimento global: "Grande
mentira do século XXI". Youtube: [s. n.], 2016. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=yNLgk5y9JCA. Acesso em: 9 set. 2020.
A GRANDE Farsa do Aquecimento Global / The Great Global Warming Swindle. Youtube: [s. n.], 2007. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tpvpiBiuki4. Acesso em: 9 set. 2020.
RICARDO Felício. WikiPedia, Https://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Fel%C3%ADcio, p. 1, 14 ago. 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Fel%C3%ADcio. Acesso em: 9 set. 2020.
CLIMATEGATE scientists DID collude with government officials to hide research that didn?t fit their apocalyptic global warming. Dailymail, [S. l.], p. 1, 28 nov. 2011. Disponível em: https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2066240/Second-leak-climate-emails-Political-giants-weigh-bias-scientists-bowing-financial-pressure-sponsors.html. Acesso em: 9 set. 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário